New Document
Grenal Painel GRENAL É GRENAL
Estatísticas e Histórias dos Grenais
www.grenal.net.br - Cite este Painel como fonte, caso for usar os números e estatísticas.
Grenal

Lista dos GRENAIS - Grenais com Gols de Moreira (G)
Voltar



Grenal É o duelo entre os clubes brasileiros de futebol Grêmio e Internacional, que já se enfrentaram 443 vezes desde o ano de 1909.

É o clássico mais tradicional e de maior rivalidade entre dois clubes de futebol no estado do Rio Grande do Sul, já que reúne duas instituições esportivas centenárias da cidade de Porto Alegre.


Em outubro de 2008, jornalistas nacionais e internacionais foram consultados pela revista Trivela e elegeram o Grenal como o Maior clássico do Brasil. Isso porque o Grenal praticamente divide ao meio todo o estado do Rio Grande do Sul.

Em abril de 2016, a revista inglesa FourFourTwo classificou o clássico como o maior do Brasil e o oitavo maior do mundo.

A maior goleada de todos os Grenais ocorreu em 18 de julho de 1909, ano da estreia do Internacional e do clássico no futebol gaúcho. Na ocasião, o Imortal marcou uma dezena de gols sobre o rival, resultando no placar de 10 x 0, no Estádio da Baixada.


Número
Grenal
Data Mandante Placar do clássico Resultado Vitórias
Acumuladas
Grêmio
Empates
Acumulados
Vitórias
Acumuladas
Internacional
Gols Acumulados Invencibilidade
(Grenais seguidos
sem derrota)
Número
SÉrie
invicta
Grêmio
Número
SÉrie
invicta
Inter
Competição Estádio Cidade Autores dos Gols Treinadores Árbitro Observação Público,
Renda
& Publicação
Apelido
1 Domingo, 18/07/1909
15:27
Grêmio Grêmio 10 x 0 Internacional Grêmio 1 0 10 x 0 1 x 0 1 Sem Competição
Jogo Amistoso
Baixada Porto Alegre Booth (G)
Booth (G)
Booth (G)
Booth (G)
Booth (G)
Grünewald (G)
Grünewald (G)
Grünewald (G)
Grünewald (G)
Moreira (G)
Guilherme Kallfelz Filho (ALE)
José Eduardo Poppe
Waldemar Bromberg Primeiro grenal - 10 a 0 - A maior goleada gremista e do clássico. Um Inter recém-fundado e ainda embrionário desafiou o Grêmio já estabelecido, com seis anos de vida, para o primeiro clássico da história, na Baixada. Booth é o autor do primeiro gol e também o primeiro a tocar na bola em um clássico. Em 21 de junho de 1909, quatro representantes do Internacional reuniram-se com os representantes do Grêmio na sede da Sociedade Leopoldina Porto Alegrense, para tratarem do primeiro confronto entre os dois clubes. O Internacional, fundado dois meses antes, convidaria o Grêmio para ser o seu primeiro adversário. A partida inicialmente seria realizada em 27 de junho. Com a proximidade de um jogo com o Fuss-Ball, previamente marcado, o então presidente do Grêmio, major Augusto Koch, declarou que sua equipe enfrentaria o Internacional com o segundo quadro (time reserva). Os dirigentes do Internacional, por sua vez, se ofenderam, não aceitaram e exigiram que seu adversário jogasse com o time principal. A diretoria gremista concordou. Porém, como a agenda do clube estava lotada, a partida seria realizada somente no mês seguinte. O primeiro Grenal da história ocorreu no dia 18/07/1909, em um domingo, no Estádio da Baixada (que pertencia ao Grêmio). Às 15h10, as duas equipes entraram no campo da Baixada, precedidas pelos respectivos presidentes e pela banda da Brigada Militar. Os jogadores do Grêmio trajavam camisa dividida verticalmente em metade azul e metade branca, com calções pretos. Já os do Internacional vestiam camisa listrada verticalmente em vermelho e branco, com calções brancos. O público presente foi de 2 mil pessoas. O resultado foi um massacre tricolor. Aproveitando-se da inexperiência e da fragilidade do adversário, o Grêmio empilhou gols e venceu por 10 a 0. Booth (5), Grünewald (4) e Moreira marcaram. 2000

Sem Informação
Grenal dos 10 x 0
2 Domingo, 17/07/1910
0:
Grêmio Grêmio 5 x 0 Internacional Grêmio 2 0 15 x 0 2 x 0 1 Citadino Porto Alegre
Jogo Oficial
Baixada Porto Alegre Mostardeiro II (G) - 11
Booth (G) - 33
Geyer (G) - 47
Moreira (G) - 61
Booth (G) - 64
Oswaldo Siebel
Carlos Kluwe
Theobaldo Förnges Primeiro Grenal Oficial. Tivemos o registro da 1a briga na história dos Grenais.

Sem Informação
Grenal do Primeiro clássico oficial
3 Domingo, 18/06/1911
0:
Internacional Internacional 1 x 10 Grêmio Grêmio 3 0 25 x 1 3 x 0 1 Citadino Porto Alegre
Jogo Oficial
Escola de Guerra Porto Alegre Edwin Cox (G) - 5
Vinholes (I) - 8
Booth (G) - 11
Moreira (G) - 13
Edwin Cox (G) - 23
Mostardeiro II (G) - 29
Booth (G) - 53
Moreira (G) - 64
Mostardeiro II (G) - 72
Sommer (G) - 74
Schuback (G) - 82
Álvaro Brochado
Carlos Kluwe
Theobaldo Förnges No dia 18 de junho de 1911 ocorreu o terceiro Grenal, jogo muito esperado por todos, válido pelo campeonato citadino de Porto Alegre. O juiz foi Theobaldo Förnges que trouxe da Alemanha uma vistosa jaqueta especialmente confeccionada para jogos de futebol. O Internacional vinha em uma boa campanha e muitos acreditavam que, desta vez, a história seria diferente, depois de duas derrotas do Internacional nos dois primeiros Grenais. Porém, isso não aconteceu. Foi até pior do que o segundo Grenal, vencido pelo Grêmio por 5 a 0. Com muita chuva, o Grêmio venceu por 10 a 1. O gol de honra do Inter foi do ponta-esquerda Vinholes. Ao final da goleada, o jogador do Inter, Carlos Kluwe, declarou: "Só posso deixar essa coisa de futebol depois de uma vitória sobre o tal de Grêmio". Naquele ano, o Grêmio sagrou-se campeão do Campeonato Citadino de Porto Alegre de forma invicta. 1000

Sem Informação
Grenal dos 10 a 1




Estatísticas


Jogos Vitórias
do Grêmio
Empates Vitórias
do Internacional
Gols
do Grêmio
Gols
do Internacional
Total de Gols Aproveitamento do Grêmio
(em pontos)
Aproveitamento do Internacional
(em pontos)
MÉdia de Público
(somente entre os jogos
com público cadastrado)
3 3 0 25 1 26 100.00 % 0.00 % 1,500




Painel GRENAL É GRENAL - Estatísticas e Histórias dos Grenais - 2020-2024 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Giscard Stephanou @giscardstephanou    Comentários sobre o Painel
Voltar      Home