New Document
Grenal Painel GRENAL É GRENAL
Estatísticas e Histórias dos Grenais
www.grenal.net.br - Cite este Painel como fonte, caso for usar os números e estatísticas.
Grenal

Lista dos GRENAIS - Grenais com Gols de Garibotti (G)
Voltar



Grenal É o duelo entre os clubes brasileiros de futebol Grêmio e Internacional, que já se enfrentaram 443 vezes desde o ano de 1909.

É o clássico mais tradicional e de maior rivalidade entre dois clubes de futebol no estado do Rio Grande do Sul, já que reúne duas instituições esportivas centenárias da cidade de Porto Alegre.


Em outubro de 2008, jornalistas nacionais e internacionais foram consultados pela revista Trivela e elegeram o Grenal como o Maior clássico do Brasil. Isso porque o Grenal praticamente divide ao meio todo o estado do Rio Grande do Sul.

Em abril de 2016, a revista inglesa FourFourTwo classificou o clássico como o maior do Brasil e o oitavo maior do mundo.

A maior goleada de todos os Grenais ocorreu em 18 de julho de 1909, ano da estreia do Internacional e do clássico no futebol gaúcho. Na ocasião, o Imortal marcou uma dezena de gols sobre o rival, resultando no placar de 10 x 0, no Estádio da Baixada.


Número
Grenal
Data Mandante Placar do clássico Resultado Vitórias
Acumuladas
Grêmio
Empates
Acumulados
Vitórias
Acumuladas
Internacional
Gols Acumulados Invencibilidade
(Grenais seguidos
sem derrota)
Número
SÉrie
invicta
Grêmio
Número
SÉrie
invicta
Inter
Competição Estádio Cidade Autores dos Gols Treinadores Árbitro Observação Público,
Renda
& Publicação
Apelido
11 Domingo, 04/08/1918
0:
Grêmio Grêmio 1 x 0 Internacional Grêmio 1 0 1 x 0 1 x 0 1 Citadino Porto Alegre
Jogo Oficial
Baixada Porto Alegre Garibotti (G) - 35 (pen)
Dorival da Fonseca
Simão Alves da Silva Filho
Oscar Fontoura O Grêmio não vencia clássicos desde 1913 quando entrou em campo, na Baixada, para um dos Gre-Nais mais tumultuados da história. E vencia por 1 a 0, até os 43 minutos do primeiro tempo, quando estourou a primeira grande briga no clássico, após nove anos de sua primeira edição. O jogo começou violento, como sempre. O Grêmio um pouco melhor. O zagueiro uruguaio Garibotti marcou o primeiro gol para os tricolores. E o último. Estava 1 x 0 quando a bola saiu pela lateral. Os jogadores passaram a discutir quem teria direito à reposição. Não havia fosso separando a torcida do gramado, nem cães policiais a repelir invasões. De repente, estourou uma briga entre jogadores do Inter e torcedores do Grêmio. Foi o início de um tumulto que resultou em cerca de 100 feridos e um preso. Torcedores, jogadores e dirigentes se agrediram a socos, pontapés e bengaladas. Até que o senhor Manoel Costa, empregado da Empresa Telefônica Rio-Grandense, sacou de uma faca e com ela riscou o ar, ameaçador, prometendo ferir quem se aproximasse. O meia Ribas, do Internacional, tentou contê-lo. Seria o último Grenal de Ribas. Manoel Costa enfiou 15 centímetros da lâmina na região ilíaca do jogador. Assustado, o jovem Octávio Telles de Freitas pulou para desarmar o funcionário da Telefônica e também foi ferido na perna esquerda. Soldados da Brigada acorreram e não conseguiram deter o valentão. Ele só entregou a faca ao presidente da Federação, o gremista Aurélio Py. O chefe de Polícia Ariosto Pinto, finalmente, colocou Manoel numa viatura para levá-lo preso. Os torcedores não deixaram o carro sair. Queriam linchar Manoel Costa. Em 12/08, a Federação decidiu que os minutos restantes deveriam ser disputados no dia 22/09. Em 24/08, a Federação marcou nova data. O Grêmio, porém, se recusou a continuar o jogo, e o Internacional ganhou os pontos da partida, resultado que deu o Campeonato ao Cruzeiro.

Sem Informação
Grenal da Facada ou dos Cem Feridos




Estatísticas


Jogos Vitórias
do Grêmio
Empates Vitórias
do Internacional
Gols
do Grêmio
Gols
do Internacional
Total de Gols Aproveitamento do Grêmio
(em pontos)
Aproveitamento do Internacional
(em pontos)
MÉdia de Público
(somente entre os jogos
com público cadastrado)
1 1 0 1 1 100.00 % 0.00 % 0




Painel GRENAL É GRENAL - Estatísticas e Histórias dos Grenais - 2020-2024 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Giscard Stephanou @giscardstephanou    Comentários sobre o Painel
Voltar      Home